Hoje (25/05), é o dia mundial da África. E é mais do que necessário discutir sobre a tal, por várias questões, sejam elas culturais, geográficas, políticas ou sociais. Antes de qualquer coisa é preciso acabar com o estereotipo de que a África é um único país sendo a mesma formada por 54 países. Países esses, que pelo fato de terem sido formados ou colonizados de diferentes formas, são diferentes entre si.
A África não é somente o deserto do Saara, a pobreza, canibais ou só a raça negra por todos os lados. Primeiro por que é preciso muito cuidado ao falar de uma única raça em um continente que possuem pelo menos 4. Segundo que é fato que a região seca propiciou a extensa área desértica, mas também deve-se lembrar que por ser muito grande, o continente possui outros tipos de clima e consequentemente outros tipos de vegetações (lembrando que a segunda maior floresta do mundo está na África, perdendo só para a Amazônia.). Por fim, em como qualquer outro continente subdesenvolvido, que foi colônia de exploração, rico em recursos naturais e minerais, é claro que a pobreza vai existir, mas como pra toda regra há a sua exceção, na África também vai ter seus países altamente desenvolvidos e aqueles que estão a caminho do seu desenvolvimento.
Alguns colonizadores europeus se instalaram na África do Sul, enquanto outros voltavam a seus países de origem após as colônias conquistarem a sua libertação, o que fez com que tenha uma pequena porção da população na África que é branca.
Para finalizar, gostaria de esclarecer algo que é fatal quando lembramos da África, o candomblé. Essa religião é absolutamente brasileira, tendo com base algumas outras que vieram dos escravos trazidos na época da escravidão (dos Bantos e Sudaneses), mas aqui foi tomando sua forma brasileira. Na África, há predominância da religião islâmica ou muçulmana, o que não possui semelhança quase alguma com o candomblé do Brasil.
nai.
sexta-feira, 25 de maio de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
É bom lembrar dessas coisas, é sempre bom.
á sim.
belo texto.
vc é bahia ou vc é vitora, afro!
Postar um comentário